
Oftalmologia, optometria e ortóptica: quais as diferenças?
A visão é um sentido muito importante para o ser humano, tanto que exige cuidados e atenção. Suas especificidades são tão profundas que exigem que diferentes áreas e especialistas cuidem da saúde dos olhos.
Entre as áreas, você sabe dizer quais são as diferenças entre a oftalmologia, a optometria e a ortóptica?
O que é a Oftalmologia?
A mais conhecida das três, a Oftalmologia é uma especialidade da medicina responsável por estudar e desenvolver tratamentos para as doenças que afetam a visão. Os oftalmologistas são médicos que podem atuar tanto na área clínica quanto na cirúrgica.
O que é a Optometria?
É a área que identifica problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Diferente do oftalmologista, o optometrista é o responsável pelo cuidado primário da visão. É por meio do exame de avaliação que ele detecta os distúrbios visuais e suas causas, para encaminhar o paciente para o médico especialista. Somente os oftalmologistas estão aptos a emitir receita médica e identificar problemas visuais.
O que é a Ortóptica?
Em conjunto com a oftalmologia, essa área é a que avalia e trata dos distúrbios da visão binocular. A atuação acontece no campo da estrabologia, onde verificam os ângulos de estrabismo, medem a acuidade visual e conferem a função dos músculos extraoculares.