
Doenças oculares hereditárias
Estima-se que cerca de 4 mil doenças hereditárias – aquelas transmitidas geneticamente de pais para filhos – acometam o organismo humano, sendo que um terço delas afetam, de alguma forma, os olhos. Algumas doenças oculares hereditárias são mais raras e podem trazer complicações, levando, inclusive, à cegueira.
Doenças oculares hereditárias são diferentes das genéticas
Nem toda doença ocular genética é hereditária. Para que uma doença seja hereditária, o gene ou genes que a causam devem ser encontrados nas células germinativas dos pais para que sejam transmitidas aos descendentes.
As doenças oculares genéticas podem ser causadas por erro de decodificação ou formação de algum gene durante a concepção, sem que sejam, necessariamente, herdada de um dos pais. As mutações genéticas podem ocorrer por diversos fatores, como uso de medicamentos durante a gestação e malformação fetal, por exemplo.
É preciso conhecer as doenças oculares hereditárias, genéticas e de outras causas e se consultar com o oftalmologista com frequência para conseguir evitar maiores problemas no futuro.
O estudo genético de pessoas que tenham casos de doenças oculares hereditárias na família, principalmente aquelas mais graves, é importante para o diagnóstico precoce. Ao se conhecer previamente a existência do gene que pode causar a doença, é possível fazer um controle mais rigoroso e preciso, reduzindo possíveis complicações, como a perda total da visão.